Sunday 1 March 2009


Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Hoje precisamos acordar um pouco mais cedo que o de costume, pois foi nosso primeiro dia de trabalho na casa da familia escolhida para ser beneficiada pelo nosso mutirao. Apesar de ontem termos tido descanso, pois foi nosso dia livre, eu acordei ainda um tanto cansado do trabalho realizado entre segunda-feira e quarta-feira, algo tipico de quem nao esta, definitivamente, acostumado com trabalhos mais pesados.
A casa da familia fica a uns quinze minutos de carro daqui. La pudemos comprovar a condicao de pobreza em que vivem.
Iniciamos o trabalho de construcao da nova casa. Hoje trabalhamos nas fundacoes, cavando a terra e demarcando os primeiros comodos.
Pessoalmente, no entanto, fiquei muito feliz em ver que os filhos do casal sao criancas saudaveis e que aparentam ser felizes. Isto mostra um contraste interessante acerca do qual tambem pensei um pouco quando, durante nosso horario de almoco, visitamos um bonito lago muito perto da casa. Um lago belissimo, em meio a uma natureza belissima, ao lado de tanta pobreza vivida por aquela familia.
Penso que o mutirao é mais que simplesmente a construcao da casa, mas uma forma um tanto bruxa, magica, de permitir-nos refletir mais sobre a realidade social na qual estamos inseridos e formar uma especie de corrente de energia positiva que pode e deve continuar se transformando em acao.
Foi um dia diferente, produtivo e um presente a todos nos, que pudemos, alem de trabalhar por pessoas que realmente precisam de nossa ajuda, aprecisar uma bela paisagem e conhecer criancas que mais uma vez nos ensinam que a beleza interior sobrevive às adversidades. Fabio

No comments:

Post a Comment